Você sabe aplicar o protetor solar corretamente?

Estamos no mês da prevenção contra o câncer de pele. Esse tipo de câncer é o de maior incidência entre os brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença é provocada pelo crescimento  anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, o especialista poderá definir o tipo de câncer. Portanto, achei válido dividir com vocês as dicas dos especialistas em dermatologia,  Rafael Pessanha e  Juliana Calixtro.

vv
Foto: Divulgação

De acordo com o dermatologista Rafael Pessanha, em geral, usamos entre 0,39 e 1,3 miligramas de protetor solar por centímetro quadrado de superfície de pele. O ideal seriam 2 miligramas, ou seja, uma colher de chá para todo o rosto, incluindo pescoço. “O problema é que as pessoas não sabem utilizar o protetor solar. E assim o câncer de pele se tornou o de maior incidência no país”.

Pessanha explica que ao aplicar uma quantidade de protetor solar inferior à recomendada, o fator de proteção oferecido no rótulo é reduzido. “Se uma pessoa aplica metade do volume recomendado de um filtro com FPS 20, ela recebe a proteção equivalente à de um FPS 8”, diz. Pior: por achar que está protegida, ela acaba aumentando sua exposição ao sol.

O dermatologista informa ainda que o filtro solar evita queimaduras mas, se não aplicado em quantidades adequadas, em horários determinados, e reaplicado com atenção, inclusive em dias frios e nublados, não protege contra os danos que podem causar câncer de pele. “Esses danos podem vir antes da queimadura solar. As pessoas acabam não se queimando hoje, e têm a sensação de estarem bem protegidas, mas estão gerando danos na pele que serão visíveis a longo prazo e, em muitas vezes, irreversíveis”.

Segundo a dermatologista Juliana Calixtro, as causas para o Carcinoma Basocelular (CBC), o mais frequente câncer de pele, e o carcinoma espino-celular (CEC), estão ligadas à exposição excessiva e desprotegida ao Sol. Quanto ao Melanoma, o tipo mais grave e eventualmente fatal de câncer de pele, não é sabido exatamente todos os fatores que exercem influência em seu surgimento, visto que são registrados casos da doença em regiões do corpo onde não há exposição solar, como plantas dos pés, nádegas e órgãos genitais”, explica.

 Os especialistas dão algumas instruções para a utilização do protetor solar

  • Importante evitar Sol entre 10h e 16h
  • Ao sair de casa é indispensável o uso do protetor solar, mesmo em dias frios e nublados.
  • Reaplicar o produto a cada três horas em dias comuns e a cada uma hora em caso de sudorese excessiva ou em praias e piscinas.
  • Também é importante que se utilize proteção nos lábios
  • Aplicar primeiro o filtro solar, a maquiagem e, depois de 15 minutos, passar o repelente (nas áreas de pele descoberta ou por cima da roupa).
  • Crianças de até 6 meses não devem usar filtro solar nem repelente
  • Para crianças entre 6 meses e 2 anos, o ideal é escolher um protetor solar composto por filtros físicos e não químicos (está escrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.
  • Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. Converse com o seu pediatra ou dermatologista para saber qual é a melhor indicação. O FPS indicado para a criança é sempre acima de 30. Se a pele for muito clara, prefira um acima de 40. Protetores que tenham resistência à água e que não ardam os olhos também são recomendados. Sempre que possível, passe o protetor em casa. Dê preferência, a criança deve estar sem roupa para que nenhuma parte seja esquecida.
Anúncios

Publicado por

Cíntia Araújo

Sou jornalista, gosto de está com os amigos e de compartilhar coisas legais. Criei este espaço com o objetivo de trocarmos dicas de beleza, saúde e moda para baixinhas ( afinal de contas sou uma rsrsrrs). Vou logo avisando que não sou especialista em tais assuntos mas, gostaria de dividir com vocês o pouco que sei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s